União da vitória – 128 anos


Na foto, o monumento do Centenário, inaugurado em 1989, na gestão do saudoso prefeito Mário Riesemberg, há exatamente 29 aos atrás.


O monumento idealizado em concreto, com doze metros de altura, representa o vau do Iguaçu e a principal riqueza econômica da região: o Pinheiro. Obra do artista união- vitoriense, Ivahy Detlev Will.


Localiza-se na entrada da cidade, bem próximo da Ponte Domício Scaramella. E nele, a frase que eterniza a nossa história: “Cidade de mil rostos num único tronco. Assim eu te considero. Assim em te quero”. (Jorge Wil).

Morro do Cristo 
Localizado no ponto culminante de um dos mais altos morros que cercam o município, a 928 metros acima do nível do mar, a estátua do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro do Município, inaugurada em 1968. Atingida por uma escadaria de 219 degraus, com 27 metros de altura, fixada em um pedestal de 6 metros, todos em concreto, oferece uma magnífica vista das “cidades irmãs” do Iguaçu que se espraia por entre montanhas, compondo a paisagem típica desta região do Paraná e Santa Catarina. Foi construída pelo saudoso prefeito Domício Scaramella e no ano em curso completa seu cinquentenário.

Estação Ferroviária 
Considerada uma obra artística de arquitetura, constitui-se de dois corpos iguais, um em União da Vitória e outro em Porto União, ligados de modo a formar uma grande abóbada em arco. 


Foi construída em 1942 para servir dois Estados, Paraná e Santa Catarina. A Estação Ferroviária “União”, simbolizando a união das cidades irmas de União da Vitória e Porto União e dos Estados do Paraná de de Santa Catarina.


No lado paranaense, como patrimônio histórico, está sendo utilizada pelos segmentos culturais e históricos, mas do lado catarinense inadequadamente pelo Poder Legislativo Municipal.

Maria Fumaça 
Construída em 1913, nos Estados Unidos, a Maria Fumaça serviu à Rede Viação Paraná Santa Catarina (RVPSC). Doada à cidade de União da Vitória em 1973, a Maria Fumaça foi mantida por vários anos como um monumento, na Praça Visconde de Nácar, símbolo marcante da era ferroviária, mas transferida para a Estação Ferroviária posteriormente. 


Atualmente está em exposição na Praça do Contestado, bem na divisa das cidades irmãs e dos estados do PR e SC, mas sofrendo as consequências do tempo, sem a necessária proteção.


Ponte Manoel Ribas 
Construída sobre o rio Iguaçu, no final da Avenida Manoel Ribas, a Ponte inaugurada em 1944, é a primeira ponte rodoviária da cidade. Também conhecida como Ponte Nova ou Ponte dos Arcos. 


Era a única ponte de acesso à cidade, mas com a construção da Ponte a Domício Scaramella acabou aliviada do intenso tráfego que  tinham nela a única entrada e saída da cidade com destino ao Sul e ao Norte do País.


No início da década de 90 do século passado alguns reforços importantes foram realizados em sua estrutura. É uma ponte que, mesmo tendo sido construída em local inadequado, não deixa de ser uma grande atração e que deve se preservada.

Praça Coronel Amazonas 
É a principal praça da cidade, onde foram construídos os primeiros prédios: o Palácio Municipal, a Igreja Matriz e o Grupo Escolar, encontra-se o busto que homenageia o fundador Coronel Amazonas Araújo Marcondes. 


Inaugurada na gestão do prefeito José Cleto – 1947/1951 – a Praça Coronel Amazonas, principal logradouro público de nossa história, passou, na minha opinião, por processo de revitalização totalmente inadequado há alguns anos atrás, mas agora, na gestão do atual prefeito Hilton Santin Roveda, deve ser totalmente revitalizada.

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