GAECO Deflagra operação contra o Jogo do Bicho em Canoinhas e Três Barras
Na operação, que aconteceu em Canoinhas e Três Barras, foram apreendidos cerca de R$ 80 mil e 25 armas, além de material utilizado para a prática ilegal. Uma pessoa foi presa em flagrante
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em parceria com a Delegacia Regional de Polícia Civil e o 3º Batalhão de Polícia Militar, deflagrou em Canoinhas e Três Barras, na manhã de ontem, quarta-feira (14/3), operação de enfrentamento à contravenção penal do chamado jogo do bicho.
A operação foi realizada em apoio à instrução Procedimento Investigativo Criminal (PIC) instaurado pelo Promotor de Justiça Luís Otávio Tonial para investigação da prática de jogo de azar, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Policiais civis e militares cumpriram 40 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais dos dois municípios.
As ordens judiciais, expedidas por requerimento do Ministério Público, foram deferidas pela Vara Criminal de Canoinhas e objetivaram a identificação e a apreensão de provas e indícios dos ilícitos apurados.
Com os investigados, dentre mentores da jogatina, apontadores e recolhedores, foram apreendidos quase 80 mil reais em espécie, 25 armas (seis revólveres, três pistolas, uma espingarda e 15 garruchas), dezenas de máquinas de apontamento de jogo do bicho, anotações, documentos, aparelhos celulares e três motocicletas.
Durante a operação, além da instauração de 24 termos circunstanciados (procedimentos relacionados a infrações tidas como de menor potencial ofensivo), foi lavrado um auto de prisão em flagrante por porte irregular de arma de fogo e estão sendo instaurados mais dois inquéritos policiais, também relacionados à posse ilegal de armamentos.
Dentre outras medidas, a investigação seguirá com a análise dos materiais apreendidos, perícia de equipamentos e tomada de depoimentos de testemunhas e investigados, enquanto os valores apreendidos serão depositados em conta vinculada ao Poder Judiciário. Mais informações não poderão ser repassadas nesse momento para não prejudicar o andamento das investigações.
O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda, todos de Santa Catarina.