MDB de Porto União se reúne e pré-vice do pré-candidato do PSDB diz que ser prefeito
Quando tudo parecia estar tranquilo entre PSDB e MDB, com a pré-chapa majoritária já definida com os nomes de Célio Tucano (PSDB) e Erico Rosenscheg (MDB), até com o prefeito Eliseu em várias manifestações, em reuniões e em vídeos na Rede Social, afirmava que o seu candidato é Célio Tucano e que o vice seria do MDB, que é (ou seria) próprio vice atual.
Mas ontem, quarta-feira (04), no período da manhã, os principais líderes do MDB se reuniram, presididos por Sandro Calikoski, inclusive com a presença do ex-prefeito Renato Stasiak e decidiram que o partido terá candidato próprio a prefeito.
E o anunciado pré-vice de Célio Tucano, Erico Rosenscheg, colocou seu nome à disposição para estar na ‘cabeça’ de chapa, portanto, pretendente ao cargo de prefeito.
Essa decisão do MDB tomada da manhã de quarta-feira, se realmente for confirmada, muda o rumo, que o PSDB, que tem no prefeito Mibach seu líder maior, havia tomado com Célio e Erico.
E com o PSDB de Tucano e Erico do MDB e confirmado apoio do União Brasil, presidido por um dos mais importantes integrantes da equipe prefeito Eliseu, Ruan Guilherme Wolff, que já no ano passado vinha sendo cogitado para ser candidato, mas desistiu de concorrer para estar ao lado de Célio e Erico.
Mas, porque ocupava cargo comissionado, na data derradeira para deixar o posto que ocupava na Prefeitura, pediu exoneração, portanto, ficando em condições de concorrer como prefeito, vice ou vereador.
Aquilo que poderia ser fácil com PSDB, MDB e União Brasil (e talvez outros partidos), com a saída e Ruan da Prefeitura para tornar possível ser candidato, a reunião do MDB e a disposição de Erico de ser candidato a Prefeitura, criou uma complicada situação para esses três partidos. Mas talvez ainda se entendam.
Com tantos nomes de expressão no partido, procurei entender e até pedi explicações, oferecendo à garantia do sigilo da fonte, a líderes importantes do MDB, procurando entender que aquele acerto de 2020 de que o candidato a prefeito em 2024 seria do MDB e o vice do PSDB. Até de deram informações, mar pediram a prerrogativa do sigilo, que respeitei.
Mas como a política é dinâmica, apenas uma certeza: tudo pode ser resolvido minutos antes da meia-noite da data prevista no calendário da Justiça Eleitoral.