Mata Atlântica do Paraná: BRDE e Fundação Boticário firmam parceria de sustentabilidade
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza firmaram parceria no âmbito do Banco Verde e do Fundo Verde e de Equidade, iniciativas do BRDE para a promoção de impacto socioambiental e climático positivo na Região Sul do Brasil.
A parceria atuará na Grande Reserva Mata Atlântica (GRMA), o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil, presente em 60 municípios do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento sustentável e a transformação territorial ao mesmo tempo em que se mantém a floresta em pé na porção paranaense da GRMA.
A parceria busca alavancar o turismo de natureza, o protagonismo de comunidades tradicionais e a adaptação da sociedade às mudanças climáticas. Essas medidas são corroboradas pelas diretrizes do Governo do Estado, voltadas à valorização da sustentabilidade e dar oportunidade de negócio para moradores de locais mais afastados de centros urbanos.
“Este é mais um passo importante que o BRDE dá em busca de um desenvolvimento mais sustentável no Paraná e não mediremos esforços para colher bons frutos desta parceria com a Fundação Grupo Boticário, que tem uma missão muito nobre em conservar e proteger a natureza”, enaltece Paulo Starke, superintendente do BRDE no Paraná. Entre as entregas da cooperação está um edital a ser lançado em 24 de junho próximo.
BANCO VERDE – No último ano, 81% das contratações do BRDE estiveram alinhadas com pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criado pela Organização das Nações Unidas, um valor equivalente a R$ 4,73 bilhões, dos quais, R$ 1,67 bilhão foram feitos pela agência paranaense. Dos ODSs, as que se destacaram neste período foram a “2 – fome zero e agricultura sustentável”, responsável por 46% do total contratado e a “12 – consumo e produção responsáveis”, com 20,5%.
FUNDAÇÃO GRUPO BOTICÁRIO – Com mais de 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição trabalha para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos.
Já apoiou cerca de 1.700 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.
Assim como o BRDE, a Fundação Grupo Boticário trabalha alinhada com os ODSs e conta com o apoio do banco no movimento Viva Água. Focado na conservação da natureza, o movimento busca promover o empreendedorismo com impacto socioambiental positivo, a adaptação às mudanças do clima e contribuir com a segurança hídrica na região do Rio Miringuava, na Região Metropolitana de Curitiba, promovendo a geração de renda por meio da produção e do turismo sustentáveis, entre outras atividades.
(AEN).