Inmet alerta para tempestades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Nesta terça-feira (17) há um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de perigo de tempestade para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Chove em toda a região da bacia hidrográfica do Rio Iguaçu, atingindo dezenas de cidades dos estados do Paraná e de Santa Catarina, com problemas que causam transtornos e prejuízos nas cidades paranaenses de Araucária, Porto Amazonas, Irati, Rio Negro e União da Vitória.
Em Santa Catarina, nas cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho Mafra, Três Barras, Canoinhas, Irineópolis e Porto União.
Em União da Vitória/Porto União, segundo monitoramento da Copel, o nível do Iguaçu ontem, segunda-feira, dia 16, começou com 8 metros e 1 centímetro e, no final do dia, com 8 metros e 28 centímetros.
Amanhã, dia 18, quarta-feira, segundo previsão da Copel, o comportamento do nível terá, no decorrer do dia, as seguintes marcas: 8,49, 8,63, 8,74 e 8,81. Se essa previsão se confirmar, já a partir do dia 18, amanhã, teremos uma enchente superior a de 2014, podendo, se continuar chovendo na bacia hidrográfica (que já teve sua extensão postada anteriormente no Site), ultrapassar a de 1992, que chegou a 8,89.
Choveu muito durante a noite, com raios e ventanias, e agora pela manhã, sem previsão de que o tempo melhora nas próximas horas.
O volume de águas a montante de União da Vitória/Porto União, tanto do lado do Paraná quanto de Santa Catarina é muito grande. E tem um único caminho: o ‘gargalo’ nas cidades irmãs.
A Prefeitura de União da Vitória, até segunda-feira (16), em vários locais preparados para abrigar as famílias cujas casas estão alagadas, já abrigou 791 famílias, totalizando 2.039 pessoas.
Com o aumento do nível do Iguaçu, começam a surgir os problemas no quadro urbano, já com várias mudanças para o trânsito. Para organizar esse problema, o prefeito Bachir Abbas assinou decreto, cuja íntegra está no Site.