A previsão é de mais chuva no Paraná neste domingo e durante a semana
Os ventos que sopram do oceano em direção ao continente, mantém uma maior concentração de nuvens entre os Campos Gerais e o leste do estado neste domingo (15). Com isso, as temperaturas não subiram, e o início da manhã foi frio.
Entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o litoral, no decorrer desta madrugada foram registradas chuvas fracas/chuviscos ocasionais. Nas demais regiões, o tempo permaneceu estável. As temperaturas variaram entre 20 ºC no oeste e 9 ºC no sul do estado, principalmente na região de União da Vitória, durante o dia.
Na segunda-feira (16), a massa de ar que predomina sobre o Paraná será quente e úmida, situação que favorece a formação de áreas de instabilidade, principalmente a partir da tarde. Eventos de chuvas são, na sua grande maioria, localizados, com raios associados. O risco para tempestades é maior no interior do Estado (a partir da fronteira com Argentina e divisa com Santa Catarina).
A partir de terça-feira (17) esse sistema se intensifica e deve durar alguns dias. Não se descartam momentos com chuva forte e volume expressivo, acompanhados por descargas atmosféricas.
Em Curitiba, as temperaturas ficam mais altas a partir de segunda, se mantém assim na terça, mas caem a partir da quarta-feira. Chove na Capital praticamente a semana toda.
CHOVE NO PLANALTO NORTE
A previsão é de chuvas na região do Planalto Norte de Santa Catarina, que integra a bacia hidrográfica do Iguaçu, contribuindo para o aumento do nível do Iguaçu nas cidades irmãs.
MONITORAMENTO DA COPEL
De acordo com o monitoramento da Copel, na régua localizada ao lado das pontes ‘Machado da Costa’ e ‘José Richa’, o nível amanheceu neste domingo (15) com 7 metros e 97 centímetros, mas a segunda-feira (16) deve atingir 8 metros e 51 centímetros e na terça-feira (17), 8 metros e 56 centímetros. Nesse nível, a enchente já poderá ser comparada com às de 1992 e 2014.
Contudo, são apenas previsões, que por enquanto estão constatadas como as anunciadas, mas mudanças podem ocorrer, com nossa torcida de que o nível vai baixar, ou estacionar.