Prefeitos da Amsulpar discutem com o DNIT a situação caótica da BR-476
Uma importante reunião virtual promovida nesta quarta-feira (22) abordou um tema de extrema importância para o desenvolvimento de toda a região da AMSULPAR. A recuperação da rodovia BR-476 entre os municípios de União da Vitória e São Mateus do Sul foi debatida com a participação do Governo do Paraná e Governo Federal.
A rodovia BR-476, no trecho que compreende 85 quilômetros é hoje uma das principais pautas regionais. Em condições precárias, a rodovia é um grande entrave para o desenvolvimento, sendo uma luta que perdura há quase uma década.
Por meio das lideranças políticas, os municípios da AMSULPAR ganharam força nesta luta pela recuperação, a qual deu mais um grande passo por meio dessa reunião virtual que contou com cerca de 50 participantes, entre eles o presidente da AMSULPAR, prefeito de Cruz Machado Antonio Luis Szaykowski, prefeito de Paulo Frontin, Jamil Pech, prefeito de Paula Freitas, Sebastião Algacir Dalpra, prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, prefeito de General Carneiro, Joel Martins Ferreira, prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Garcia Sardanha e o prefeito de Bituruna, Rodrigo Rossoni.
Preocupado com a situação da rodovia e sabendo da importância para o desenvolvimento regional, o Governo do Estado se colocou à disposição para executar a recuperação. O líder do Governo Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa, Deputado Hussein Bakri, foi quem apresentou oficialmente à União a disposição do Paraná em assumir esse trecho federal e recuperá-lo. A proposta é de recuperar, nos mesmos moldes da recuperação da rodovia PRC-280 no modo whitetopping que é uma técnica de reabilitação de pavimento asfáltico com o uso do concreto.
“Em nome do Governador Ratinho Junior, apresentei oficialmente à União a disposição do Paraná em assumir esse trecho federal e recuperá-lo em concreto, garantindo economia na manutenção e maior vida útil do pavimento. Essa solução – também defendida pela nossa bancada federal em Brasília – é mais barata e duradoura no médio e longo prazo em relação ao atual projeto do DNIT de revitalizar a via no modelo de asfalto tradicional, sobretudo se levarmos em conta o alto índice de chuvas na região e o grande volume de tráfego de caminhões pesados. Confiamos na sensibilidade do Governo Federal quanto ao apelo de todo o Sul do Paraná por uma rodovia moderna e segura pelas próximas décadas”, explanou o deputado.
Durante a reunião, o Ministério dos Transportes representado pelo Secretario-Executivo George Santoro, Diretor-Geral do DNIT Fabrício de Oliveira Galvão e pela secretária nacional de transporte rodoviário – Viviane Esse, afirmou que já está com um projeto pronto e que a previsão é de lançamento da licitação para recuperação da rodovia nos próximos dias, com expectativa de iniciar as obras no segundo semestre. O projeto, entretanto, prevê a pavimentação asfáltica tradicional.
O resultado positivo da reunião é sobre a certeza de que a recuperação está próxima de ocorrer. Basta agora a avaliação de qual seria o melhor caminho, observando dois cenários: a agilidade na execução e a qualidade do serviço executado.
“Uma reunião de extrema importância que foram apontados cenários diferentes, mas onde ambos levam para o mesmo objetivo que é a recuperação da rodovia. Seguimos nesta caminhada todos unidos e esperamos que logo tenhamos um desfecho positivo para beneficiar toda nossa região”, avaliou o presidente da AMSULPAR, Antonio Luís Szaykowski.