Chuvas intensas, com risco de alagamentos, inclusive no Planalto Norte de Santa Catarina
Santa Catarina está enfrentando uma semana de alto risco de alagamentos devido a intensas chuvas. A partir da segunda-feira, 23 de outubro, até a quinta-feira, 26, uma área de baixa pressão atmosférica, juntamente com o fluxo de calor e umidade do norte do país, resultará em pancadas de chuva e temporais isolados em todo o estado, com destaque para a terça-feira, 25, quando áreas do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte enfrentarão condições particularmente adversas. Durante esse período, a instabilidade do tempo será intercalada com breves períodos de melhoria.
Entretanto, a situação se agrava consideravelmente a partir da sexta-feira, 27, até o sábado, 28. Um ciclone extratropical no oceano provocará a formação de uma frente fria, trazendo temporais com chuva intensa e volumosa, acompanhados por vendavais e a possibilidade de granizo. O risco é considerado alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e galhos, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.
No total, prevê-se que ocorram acumulados de chuva significativos, variando entre 120 mm e 160 mm nas áreas do Grande Oeste, parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximas à divisa com o Paraná, com a possibilidade de exceder esses valores. Nas demais regiões do estado, os acumulados estarão entre 80 mm e 120 mm, sendo menores no Litoral Sul.
A situação hidrológica de Santa Catarina está se tornando mais delicada, com possibilidade de aumento dos níveis dos rios em várias regiões. Do início da semana até quinta-feira, as áreas mais críticas para alagamentos são o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.
Contudo, a partir de sexta-feira, o risco de inundações e alagamentos aumenta consideravelmente, com um alto risco nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, e um risco muito alto nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.
A volta das chuvas no Planalto Norte vão aumentar o nível dos rios da região que são afluentes do Iguaçu, trazendo preocupação em nossas cidades/.