Tempo instável em Santa Catarina, mas podem ocorrer temporais isolados
O processo de formação de um ciclone entrou na noite de terça-feira (25) e no decorrer da quarta-feira (26) deixa o tempo instável em Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, tudo isso traz risco para temporais isolados, que podem provocar raios, vendavais e eventual queda de granizo.
O sistema deve provocar chuva persistente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, nas áreas em amarelo do mapa, principalmente na madrugada de quarta, com acumulados que somam entre 50 e 80 milímetros e pontuais que se aproximam de 100 milímetros.
O risco moderado no Litoral Sul e parte do Planalto Sul e baixo nas áreas em verde para alagamentos, enxurradas pontuais, deslizamentos e vendavais.
RECOMENDAÇÕES DO ÓRGÃO PARA A POPULAÇÃO
Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Em caso de temporais isolados evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros. Além disso, lembre-se de permanecer atento aos avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina.
MASSA DE AR POLAR TRAZ FIO INTENSO EM SANTA CATARINA
O primeiro frio intenso de 2024 deve começar em Santa Catarina no próximo fim de semana devido à chegada de uma massa de ar polar. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, nesta semana haverá o ingresso de frentes frias, mas no final de semana o “frio volta com tudo”.
“Entre o final do mês de junho e o início de julho já temos a primeira massa de ar polar, que pode estar trazendo geada ampla e generalizada”, afirma Scheuer. As regiões mais impactadas pela massa de ar polar devem ser Oeste, Meio-Oeste, Serra, Planalto Norte. “No Litoral também estará frio e quem sabe ter alguma geada isolada”, complementa.
Para esta semana, que iniciou segunda-feira (24), a previsão é que dias chuvosos se intercalem com dias secos. “Será uma semana que terá um pouco de tudo, será dinâmica e volátil”, pontua o meteorologista, que destaca ainda que poderão ocorrer temporais, com possibilidade de células convectivas explosivas, podendo causar transtornos no Oeste catarinense.
(SCC10).