Bombeiros de Santa Catarina atuam no Rio Grande do Sul
Nesta quinta-feira (02), as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) seguem atuando nas ocorrências relacionadas às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.
Grande parte dos atendimentos estão relacionados ao resgate de pessoas que estão em áreas alagadas e há equipes atuando em uma ocorrência de deslizamentos com vítimas em São Vendelino, no Vale do Rio Caí.
As chuvas persistem, há diversos pontos de interdição e a forte correnteza. A corporação atua, neste momento, com 32 bombeiros militares, 10 viaturas 4×4 e 11 embarcações, além de equipamentos para ocorrências de deslizamentos.
DECRETADO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NO RIO GRANDE DO SUL
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública devido às chuvas intensas que estão causando enchentes, alagamentos e desmoronamentos no estado desde o começo da semana.
O governador Eduardo Leite (PSDB) assinou o decreto na noite de quarta-feira (1º). O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado e vale por 180 dias.
As fortes chuvas deixaram 10 mortos e mais de quatro mil desabrigados. O presidente Lula deve visitar o estado nesta quinta-feira (2).
As ocorrências causadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul estão sendo classificados desastres de Nível III, conforme estipulado pela Defesa Civil, pelos danos e prejuízos elevados.
O estado está sendo atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade.
Os órgãos e entidades da administração pública estadual prestarão apoio à população nas áreas afetadas em decorrência dos eventos climáticos.
O decreto estabelece que poderá ser encaminhada solicitação semelhante por municípios, que serão avaliadas e homologadas pelo Estado.