5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado completa 111 anos
Unidade do Exército brasileiro com uma extraordinária lista de serviços prestados à nossa comunidade regional, nesse período de mais de um século de existência, desde seus primeiros passos em Paranaguá, até a definitiva transferência para Porto União/União da Vitória, o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, atualmente comandado pelo tenente coronel Diego da Silva Agustini, é parte integrante da vida de dezenas de gerações e valioso instrumento de apoio nos momentos mais difíceis da nossa história, notadamente nas grandes cheias do Rio Iguaçu.
Além das suas obrigações constitucionais, com destaque para a formação cívica/patriótica e moral de várias gerações, agindo como uma ‘Sentinela Avançada da Pátria Brasileira’.
Essa unidade do Exército, que é uma das mais importantes da região Sul do Brasil, ao longo dos seus 111 anos, existe, não somente como instituição de defesa, mas desenvolve ações de apoio à comunidade em vários segmentos relacionados ao fortalecimento do amor à Pátria.
A verdade é que o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado está impregnado na vida de todos os brasileiros que residem no Vale do Iguaçu.
A solenidade marcada para esta terça-feira, 30 de abril, será presidida pelo tenente coronel Diego da Silva Agostini, e deve contar com a presença de oficiais de outras unidades da 5ª Região Militar, além de autoridades civis e convidados.