Governador Ratinho Júnior reforma secretariado no início de maio
A reforma que o governador Ratinho Junior deve promover no secretariado no início de maio será maior do que alguns palacianos imaginavam.
As mudanças não vão se limitar às pastas em que os secretários vão precisar se desincompatibilizar para disputar as eleições deste ano. As alterações elaboradas pelo governador incluem a troca de comando em pontos estratégicos do governo.
Até o início dessa semana, a indicação do presidente da Ceasa, Eder Eduardo Bublitz, era tida como certa para o comando da Secretaria da Agricultura, no entanto, ganhou força o nome do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Natalino Avance de Souza, que deve ficar com o posto. Tanto um quanto o outro teriam sido indicados pelo ainda secretário Norberto Ortigara, que está de malas prontas para assumir a Secretaria da Fazenda, no lugar de Renê Garcia.
No comando da Fazenda e com influência na pasta da Agricultura, o supersecretário Ortigara acaba por cuidar de duas das mais importantes Secretarias do governo.
Outra mudança certa é na direção da Fomento Paraná. Heraldo Neves vai para o BRDE junto com o atual secretário da Fazenda Renê Garcia. Diferente de outras pastas, onde Ratinho Junior deve adotar soluções caseiras para ocupar os espaços, na Fomento pode ser indicado um nome de fora da atual diretoria.
É possível, também, que ocorram mudanças na Celepar. Seria vontade do governador escolher um nome capaz de preparar a companhia para a privatização.
As mudanças estão sendo estudadas com calma pelo governador Ratinho Junior, que costuma ouvir poucos aliados e tomar suas decisões sem a pressa e a ansiedade que causam urticária em alguns secretários. De certo, diz um desse aliados, é que quem vai ficar no governo já foi avisado.
(HOJEPR).