Mutirão do Idoso – Visita Ténica T1 Medicina UnC/Porto União
Em 22 de março de 2024, no período vespertino, os alunos da 2ª fase do curso de Medicina da Universidade do Contestado – Campus Porto União, acompanhados pela professora de Psicologia Médica, Maris Stela da Luz Stelmachuk, participaram do evento Mutirão do Idoso, promovido pela 6ª Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória.
O evento aconteceu na Associação da Terceira Idade – Centro de Convivência da Terceira Idade, situado à Rua José Pioli, 552, no distrito de São Cristóvão – União da Vitória, Paraná.
A participação dos acadêmicos envolveu atividade em prevenção e promoção de saúde. Para isso, entregaram aos presentes, panfletos informativos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, com variados tipos de orientações de atenção e prevenção da saúde: cegueira, quedas, violência doméstica, aspectos relacionados à qualidade de vida. Ao alunos entregaram para cada pessoa um conjunto de panfletos informativos sobre todos estes aspectos.
Sua ação foi também de acompanhamento à programação do evento, a fim de estabelecer relação com esta população, como também observar a conduta técnica dos demais profissionais no atendimento aos idosos, com vistas à aprendizagem.
No evento, foram atendidos cerca de 100 idosos e o número de presentes foi em torno de 300, contando com as equipes de saúde, que organizaram 12 estações para atendimento de diversas áreas de prevenção da saúde. Na Primeira Estação, os idosos foram recebidos e os atendentes coletaram dados pessoais para preenchimento da carteirinha do idoso. Na Estação Dois, foi feita avaliação antropométrica de cada idoso, por técnicos de enfermagem. Na Estação Três, fisioterapeutas e educadores físicos, avaliaram a marcha, amplitude de movimento e força dos membros inferiores de cada participante. Na Estação Quatro, técnicos e alunos de enfermagem aferiram a pressão arterial e nível de glicemia. Na Estação Cinco, enfermeiros aplicaram instrumento de avaliação de índice de vulnerabilidade verificando a funcionalidade global da pessoa, em termos de cognição, humor, mobilidade, comunicação. Também avalia este instrumento, os sistemas fisiológicos da pessoa, uso de medicamentos, história pregressa e fatores contextuais, como avaliação sócio familiar e ambiental da pessoa idosa. Na Estação Seis, os idosos eram atendidos por farmacêuticos, que verificaram suas receitas médicas e dosagens de medicamentos. Estes dados foram anotados na carteirinha do idoso. Na Estação Sete, enfermeiros realizaram triagem por meio de testes para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatite B e C. Na Estação Oito, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), realizaram escuta qualificada em relação à sua saúde mental. Na Estação Nove, equipe de fisioterapia orientou os idosos em relação a risco de quedas. Na Estação Dez, psicólogos e assistentes sociais disponibilizaram impressos relacionados com os direitos dos idosos. Na Estação Onze, foram verificadas carteiras de vacina, aplicação de vacinas contra gripe e covid. Finalmente, na Estação Doze, alunos de medicina da Universidade do Contestado, Campus Porto União, realizaram entrega dos acima mencionados panfletos educativos, bem como preservativos femininos e masculinos aos idosos participantes.
Os objetivos da Visita Técnica foram os de propiciar contato dos acadêmicos com população idosa e equipes de saúde do Município. Também foi objetivo fornecer panfletos informativos aos presentes no evento, informar locais de atendimento às necessidades de saúde, quando solicitadas. Após o evento, os alunos redigiram relatório sobre esta atividade de extensão para a disciplina Psicologia Médica, a partir das informações coletadas no evento.
A avaliação da Visita Técnica foi de reconhecimento da oportunidade de ir a campo e experienciar o contato direto com ações da Secretaria da Saúde e interagir com os presentes, tanto com o público alvo, os idosos, como com outros profissionais da área da saúde que atuam nos diversos setores da atenção e promoção da saúde.