Secretária Paula Fernanda: “Setembro Amarelo chama a atenção para casos de depressão”
No “Setembro Amarelo” de União da Vitória, roda de conversa em praça pública alertará: 90% dos casos de suicídio podem ser evitados
Uma “Roda de Conversa”, alusiva ao Setembro Amarelo, mês de Prevenção ao Suicídio, está confirmada como parte da programação do importante ação que busca alertar a população sobre a prática do ato impensado.
A ação, faz parte da campanha com intuito de contribuir para a prevenção do suicídio, uma vez que, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos podem ser evitados.
Esta roda será realizada no dia 13/09/2018, às 14h, na Praça Alvir Riesernberg. “Terá como principal foco a Valorização da Vida, conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção”, destacou o enfermeiro Vinicius Karpavicius da Luz, Coordenador Técnico do CAPS.
Ao longo do mês, outras atividades sobre o tema serão realizadas, como debates e intervenções.
“O Setembro Amarelo chama a atenção para a importância do apoio profissional e familiar em casos de depressão, um mal silencioso que é causa da morte de 32 pessoas por dia no Brasil”, lembrou a Secretária de Saúde de União da Vitória, Paula Fernanda Quaglio Krzyzanowski.
A campanha foi criada no ano de 2015, com organização do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e ao longo dos anos ganhou visibilidade nacional e internacional. Atualmente a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da campanha e no dia 10 deste mês é comemorado o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio. (Da assessoria da PMUVA).