A necessidade de prorrogar as dívidas dos produtores de leite com crédito rural no Paraná
Durante a abertura do encontro de lideranças municipais do Paraná em Brasília (DF), na terça-feira (19), o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) voltou a defender e a insistir com o governo federal sobre a necessidade de prorrogar as dívidas dos produtores de leite com o crédito rural, uma vez que esse setor tem sido bastante penalizado e vem amargando prejuízos nos últimos anos com o baixo preço de venda e com a concorrência desleal das importações de produtos subsidiados nos seus países de origem, frutos de acordos comerciais herdados ainda da gestão de Jair Bolsonaro.
“Uma solução deve ser rapidamente apresentada”, disse Zeca Dirceu a prefeitos e representantes do setor produtivo. “O retorno que temos tido dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, da Fazenda, dos organismos financeiros e dos agentes públicos de crédito ao produtor rural é de que isto está muito perto de ser resolvido”, adiantou. Em paralelo ao diálogo com o governo, nas últimas semanas, o deputado paranaense tem intensificado tratativas dentro da própria Câmara dos Deputados para agilizar a aprovação de um projeto de lei de sua autoria, o PL 5213/2023, que autoriza a subvenção extraordinária aos produtores de leite da agricultura familiar, a fim de prorrogar o prazo de pagamento das parcelas dos financiamentos na modalidade do crédito de investimento e socorrer o setor.
PEDRO IVO ILKIV E A NOSSA REGIÃO
A região de União da Vitória, principalmente o município de Porto Vitória, União da Vitória, Paula Freitas e Bituruna, são destaque no Paraná na produção de leite.
O produtor Pedro Ivo Ilkiv, ex-prefeito de União da Vitória e ex-deputado estadual, tem participado de todos os eventos realizados em defesa dos produtores de leite, inclusive em reunião na capital federal.