Janelas abertas, a partir de quinta-feira (7), para vereadores mudaram de partido

Neste ano. vereadoras e vereadores eleitos em 2020 poderão mudar de partido sem perder o mandato.

A movimentação está prevista na Lei dos Partidos Políticos (artigo 22-A da Lei nº 9.096/1995) e é conhecida como janela partidária.

Em 2024, a troca de legenda partidária ocorre de 7 de março a 5 de abril, prazo final para filiação.

Em nossos municípios – Porto União (SC) e União da Vitória (PR), com certeza vão ocorrer mudanças, mas com certeza em número maior no município paranaense, que que dos 13 vereadores, que pertencem a vários partidos. 

Já em Porto União, com certeza um número menor, pois a maioria está filiada no PSDB, liderado pelo prefeito Eliseu Mibach. Mas podem acontecer surpresas, principalmente com os suplentes.

Apesar de contar com um único representante, o MDB tem uma das mais fortes estruturas no município, além de nomes de expressão para disputar a Prefeitura.

O PL, que se prepara para comandar o município, só tem um representante, Walbert de Paula e Souza. O Partido Liberal já tem pré-candidato a prefeito, o médico Juliano Hassan.

Em em União da Vitória, dos 13, parece que só dois pertencem ao mesmo partido (PSD) e os demais estão ‘espalhados’ em várias legendas, que, quase com certeza, vão mudar de ‘ninho’ partidário.

É que, com raras exceções, não existe na maioria dos vereadores, raízes ideológicas (seja de esquerda, centro ou direita), apenas interesses pessoais.

 

 

 

 

 

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *