Governo de Santa Catarina emite Decreto Emergencial por conta da dengue
O Governo do Estado emite nesta quinta-feira (22), o Decreto Emergencial Epidemiológico por conta da dengue em Santa Catarina. A assinatura do documento será realizada em coletiva de imprensa, às 10h, em Joinville, com a presença da governadora em exercício Marilisa Boehm, da secretária da Saúde, Carmen Zanotto e do superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi.
O último boletim divulgado na tarde de terça-feira (20) mostrou que Santa Catarina registra 17.696 casos prováveis de dengue em 177 municípios catarinenses. Os dados indicam um aumento de 650% em relação ao mesmo período do ano passado. Abaixo, o mapa mostra os municípios em vermelho, considerados infestados pelo mosquito.
A secretária Carmen Zanotto enfatiza a importância de todas as ações necessárias para a organização da rede de serviços de atenção à saúde. “As ações devem facilitar o acesso e o tratamento adequado dos pacientes, a fim de evitar complicações e mortes associadas a essa doença, neste momento de transmissão acelerada de dengue, que pode saturar a rede de assistência rapidamente”, finaliza Carmen.
Óbitos
Já foram confirmados oito óbitos pela doença: Joinville (5), Araquari (01) e Itajaí (01) e Itapiranga (01), sendo que outras duas mortes ainda estão em investigação nos municípios de Araquari e Navegantes.
Deputados preocupados
A situação da dengue também preocupa os deputados estaduais catarinenses. A Comissão de Saúde do parlamento reuniu-se na manhã desta quarta-feira (21) e discutiu o assunto. O deputado Neodi Saretta (PT) , que preside o colegiado, classificou a situação como “alarmante”. Ele informou que o Tribunal de Contas encaminhou ofício para os municípios catarinenses visando conhecer o plano de contingência dos gestores públicos municipais no combate a essa enfermidade.
Vacinas
A secretária Carmen Zanotto divulgou ontem (21) à noite que as primeiras doses da vacina contra a dengue chegaram em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde fará a distribuição de 29.100 unidades ainda nesta quinta-feira (22). Os primeiros a receberem a aplicação serão crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Norte.
(ND+).