Assembleia Legislativa do Paraná lamenta morte de Nivaldo Passos Krüger
A Assembleia Legislativa do Paraná lamenta profundamente o falecimento do ex-deputado federal e estadual, Nivaldo Passos Krüger, ocorrido em Guarapuava, na madrugada desta quarta-feira (14). Krüger tinha 94 anos, era empresário, escritor e historiador.
Nivaldo ingressou na política em 1958, quando eleito vereador de Guarapuava, na sequência exerceu três mandatos como prefeito da cidade – de 1964 a 1969, 1973 a 1976 e 1983 a 1986. Entre 1971 e 1974, foi deputado estadual do Paraná. E, de 1979 a 1983, exerceu o mandato de deputado federal. Nivaldo ainda teve uma atuação rápida como senador, quando em dezembro de 2002 assumiu a vaga deixada por Roberto Requião, na época eleito governador do estado.
Em Guarapuava, foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial da cidade (ACIG) e ocupava a Cadeira 28 da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC). Criou a Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico da América Latina, foi fundador da Associação dos Municípios do Paraná e presidiu a Associação Brasileira dos Municípios. Como escritor, produziu obras sobre a história de Guarapuava, além de pesquisas sobre o papel de câmaras legislativas e do Poder Executivo.
Homenagens
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD), externou sentimentos de pesar aos familiares e amigos e declarou em sua rede social: “lamento imensamente o falecimento do ex-deputado Nivaldo Passos Krüger. Além de um notável homem público, Seu Nivaldo, como era conhecido, foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial da cidade (ACIG), integrante da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC), foi ainda o fundador da Associação dos Municípios do Paraná e presidiu a Associação Brasileira dos Municípios. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Descanse em paz, grande amigo”.
O deputado Alexandre Curi (PSD), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa também registrou pesar pelo falecimento. “A política paranaense amanheceu de luto. Nos deixou, nesta madrugada, em Guarapuava, o empresário, escritor e historiador Nivaldo Passos Krüger. Nascido em Canoinhas, em Santa Catarina, Seu Nivaldo, como era carinhosamente chamado, veio para o Paraná ainda na infância. Sinônimo de simplicidade e generosidade, Seu Nivaldo honrou sua trajetória na vida pública buscando sempre o melhor para o Paraná, em especial para a região Centro-Sul e o povo guarapuavano. Fará muita falta. Toda minha solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos neste momento tão difícil”.
O presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) disse: “Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do Nivaldo Krüger. Ele foi uma figura extraordinária na política paranaense, tive uma honra de conviver com ele por longos anos, fosse a direção do PMDB, como prefeito, deputado senador da República. Após ocupar cargos relevantes na política se dedicou como intelectual autodidata a escrever e documentar as belezas naturais e a história do Paraná. Figura ímpar, vai fazer falta. A família e a grande legião de amigos os meus sentimentos de pesar. ”