Vereador Alex de Anastácio quer a restauração do Monumento do Centenário de União da Vitória

O vereador Alex de Anastácio em recente sessão ordinária da Câmara Municipal de União da Vitória encaminhou pedido à Prefeitura Municipal que providencie a restauração do Monumento do Centenário de União da Vitória, inaugurado em março de 1989 para marcar a passagem dos 100 anos de instalação do município de União da Vitória.

Louvável a iniciativa do vereador Alex já que aquele monumento está, realmente, precisando de atenções especiais da municipalidade.

Íntegra do documento reivindicatório do vereador Alex de Anastácio:

“Ao Poder Executivo Municipal, por intermédio da Secretaria competente, possa restaurar o monumento do centenário situado no acesso à cidade pela ponte Domício Scaramella.

Justificativa: Este monumento, marcado pela emblemática frase “Cidade de mil rostos num único tronco, assim eu te considero, assim eu te gosto”, representa não apenas uma expressão artística, mas um símbolo intrínseco à identidade e história de nossa comunidade. Idealizado e concretizado por Ivahy Detlew Will, com a supervisão de seu saudoso pai Jorge Will, a obra representa um marco significativo no patrimônio cultural de União da Vitória.

É com preocupação que observamos o atual estado de conservação desta importante obra. A passagem do tempo e a exposição aos elementos naturais têm contribuído para sua deterioração, comprometendo a integridade e beleza do monumento. Acredito firmemente que a restauração desta peça é não apenas desejável, mas essencial para preservar nossa história e identidade como comunidade.

Assim, rogo encarecidamente à administração municipal que se empenhe na destinação de recursos e esforços necessários para a restauração e conservação do monumento do centenário. Sua restauração não apenas honrará a memória dos talentosos artistas envolvidos em sua criação, mas também reafirmará o compromisso da cidade de preservar e valorizar seu patrimônio cultural”.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *