Presidente Lula empossou Enio Verri no cargo de diretor-geral de Itaipu
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na manhã desta quinta-feira, 16, em Foz do Iguaçu, para comandar a solenidade de posse do novo diretor geral de Itaipu Binacional, ex-deputado federal Enio Verri, e de novos conselheiros.
O evento em que Verri foi empossado teve a participação também de autoridades do Paraguai, parceiro do Brasil na construção da binacional. A posse aconteceu às 10 horas no auditório maior da hidrelétrica.
O ministro das Minas e Energia Alexandre Silveira de Oliveira também estave presente, já que a Binacional está ligada a sua pasta. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que está em missão comercial na Ásia, foi representado pelo governador em exercício Darci Piana (PSD). O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), e o vice-prefeito Edson Scabora, além de outros prefeitos de todo o Estado, estiveram presentes no evento.
NOVOS DIRETORES E CONSELHEIROS
Indicado por Lula à função, Verri substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da Diretoria-Geral Brasileira da Itaipu desde fevereiro de 2022, nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os membros da Diretoria Executiva são nomeados para um período de cinco anos, podendo ser reconduzidos ou substituídos a qualquer momento pelos governos do Brasil ou do Paraguai. A normativa consta no artigo 12 do Anexo A do Tratado de Itaipu. Além de Enio Verri, estão confirmados para a Itaipu os nomes para os cargos de diretor de Coordenação, Carlos Carboni, e de diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, os seis conselheiros também já foram definidos, tiveram seus nomes aprovados e aguardam a tramitação na Casa Civil para as respectivas nomeações. Os nomes confirmados são o do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a ministra de Gestão, Esther Dweck.