Encerrando a Convenção Estadual do PSDB, o senador Paulo Bauer fez um contundente discurso e, sob os entusiásticos aplausos dos participantes, sentenciou que “a candidatura é inegociável”.
Referia-se à decisão da Convenção que aprovou seu nome ao governo com 578 votos favoráveis à Diretriz Partidária, que homologou também o nome do ex-prefeito Napoleão Bernardes ao Senado.
O PSDB deixou abertos para futuras negociações os cargos de vice-governador e da segunda vaga ao senado.
Mais do que ter sido a maior, mais bem organizada e empolgada dentre todas as convenções realizadas em Santa Catarina, a do PSDB foi marcada também pela presença de delegados e convencionais do início até o final, que aconteceu por volta da meia hora deste domingo.
Uma super estrutura foi montada na Expoville. Grandes telões de led colocados nas laterais do palco gigantesco, sistema de som, um animador profissional e muita vibração do presidente Marcos Vieira também fizeram o diferencial.
Marcos Vieira falou antes de Napoleão Bernardes e Paulo Bauer.Fez um minucioso relato da história dos tucanos, de sua atuação desde a fundação, homenageando Dalirio Beber, Francisco Kuster, Vilson de Souza e Jacó Anderle.
Destacou o crescimento do PSDB catarinense, hoje com 112 mil filiados e 16 mil dirigentes partidários.
Voltou a reiterar: “O PSDB tem projeto, sabe o que quer e onde quer chegar”.
Napoleão Bernardes falou com a conhecida retórica e fácil comunicação. Comprometeu-se que, se eleito, exigiria mais Justiça do governo federal com Santa Catarina.
E fez homenagens ao falecido pai Acácio Bernardes, que perdeu quando tinha apenas 14 anos, e do irmão Caio, também prematuramente desaparecido em acidente.
O senador Paulo Bauer proclamou que sua candidatura é irreversível. Chegou a consultar os convencionais de admitiam mudanças nas candidaturas ao governo e senado.
Repetiu que “a candidatura é inegociável”, referindo-se a seu projeto e a de Napoleão Bernardes.
Começou falando dos grandes números que tornam Santa Catarina um estado exemplar da federação em vários setores de atividade, destacando a qualidade dos empreendedores e dos trabalhadores.
Disse que o governo precisa ser tão exemplar quando o povo e o Estado: “Santa Catarina pode ser melhor. Não vamos falar mal dos outros. Vamos falar e fazer o bem para Santa Catarina”. Concluiu prometendo que a grande coligação será com a sociedade catarinense. (Com informações de Moacir Pereira).
Porto União foi à convenção até Joinville para prestigiar a convenção junto com os delegados Jacyr Barth, Paulo Kovalski, Aldair Muncinelli, além de vários filiados no partido.
Em rápido pronunciamento, porém contundente, o prefeito Eliseu disse da importância para Porto União e o Planalto Norte do Estado a vitória de Paulo Bauer. Destacou também as qualidades do candidato, que, pela sua experiência como homem público, está preparado para governar Santa Catarina. (As fotos são de Ruan Wolff, um dos jovens mais importantes da cúpula tucana de Porto União).