Covid-19 nesta terça-feira (22) no Paraná, segundo informação da Secretaria de Saúde do Estado
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (22) mais 2.165 casos confirmados e 39 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 165.927 casos e 4.142 mortos em decorrência da doença. Há ajustes de casos confirmados detalhados ao final do texto.
INTERNADOS – 937 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados nesta terça-feira (22). São 781 pacientes em leitos SUS (396 em UTI e 385 em leitos clínicos/enfermaria) e 156 em leitos da rede particular (68 em UTI e 88 em leitos clínicos/enfermaria).
Há outros 1.070 pacientes internados, 458 em leitos UTI e 612 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.
ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 39 pacientes, todos estavam internados. São 18 mulheres e 21 homens, com idades que variam de 21 a 94 anos. Três desses óbitos ocorreram no mês de julho e os demais entre os dias 1º e 22 de setembro.
Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (11), Pinhais (4), Cascavel (3), Araucária (2), Jataizinho (2), Toledo (2). A Sesa confirma também um óbito em cada um dos seguintes municípios: Bandeirantes, Bocaiúva do Sul, Colombo, Faxinal, Foz do Iguaçu, Guaíra, Imbituva, Marechal Cândido Rondon, Paranaguá, Piraquara, Rolândia, Santa Helena, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba e Umuarama.
FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 1.751 casos de residentes de fora, 43 pessoas foram a óbito.
CRITÉRIOS – A Sesa informa que o Paraná passou a adotar as definições e condutas contidas no Guia de Vigilância Epidemiológica – Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019, publicação do Ministério da Saúde.
A confirmação de casos pelo critério laboratorial poderá ser realizada por todos os testes sorológicos e de antígenos, independente da marca e metodologia.
Os serviços devem alinhar os fluxos de notificação com as secretarias municipais de saúde para que os casos sejam notificados no sistema Notifica Covid-19.