Instituto Federal do Paraná (IFPR) comemora 10 anos e anuncia duas novas unidades
Em 2019, Instituição estará presencialmente em 27 cidades do Paraná. União da Vitória já conta com um campus, que está sendo ampliado.
Ao completar uma década de existência, o Instituto Federal do Paraná anuncia duas novas unidades: o Campus Avançado Arapongas e o Centro de Referência São José dos Pinhais. Com a nova configuração administrativa, a instituição passa a ter 26 campi, sendo cinco deles avançados, e um Centro de Referência.
O Campus Avançado Arapongas será ligado administrativamente ao Campus Londrina, inaugurado em 2010 e que já conta com o Campus Avançado Astorga. Em fevereiro, uma comissão será instituída para compor os itinerários formativos dos cursos, que, em um primeiro momento, serão oferecidos na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC) na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. A doação do terreno, por parte da prefeitura, para a construção do campus foi realizada em sessão na Câmara de Vereadores, dia 08 de fevereiro. Até a consolidação da estrutura, as aulas – que iniciam em agosto de 2019 – serão realizadas na Escola do Trabalho.
Já o Centro de Referência São José dos Pinhais é uma unidade administrativa criada para o desenvolvimento de projetos relacionados à educação profissional e tecnológica, e será vinculado ao Campus Curitiba. Ainda no primeiro semestre de 2019 será iniciado o semestre letivo dos cursos técnico Subsequente em Massoterapia e de Formação Inicial Continuada de Cuidador de Idosos, com oferta de uma turma de 40 alunos em cada. As aulas serão ministradas pelos docentes de Curitiba, visto que se trata de uma ampliação das atividades pedagógicas do campus. Atualmente, a unidade da capital paranaense conta com 3.364 alunos e 35 cursos presenciais.
O convênio entre a Prefeitura de São José dos Pinhais e o IFPR foi assinado nesta terça-feira (29). Nele, fica acordado que as despesas necessárias ao funcionamento do Centro de Referência, tais como energia elétrica, internet, transporte de servidores, além da cessão do espaço físico, serão custeadas pelo município.
O IFPR já está presente em São José dos Pinhais por meio da modalidade a distância, com cursos ligados ao meio ambiente, logística, administração, vendas, serviços públicos e segurança do trabalho. No fim deste ano, espera-se a formatura de 172 alunos.
Ao explicar o papel social do Instituto, o reitor pro tempore Odacir Antonio Zanatta lembrou que o IFPR é uma instituição de ensino pública, com um corpo docente e de técnicos-administrativos qualificado, além de ser voltada para a inclusão, com 80% das vagas do processo de seleção de novos ingressos reservadas para cotas raciais e sociais.
10 anos voltados à educação
No dia 29 de dezembro de 2018, o Instituto Federal do Paraná completou 10 anos. Parte da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que contempla 38 Institutos Federais, três Cefets e o Colégio Dom Pedro II, o IFPR preocupa-se em proporcionar uma educação pública, gratuita e de qualidade, por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Em 2018, com 25 campi em atividade, o IFPR contou com 1.189 docentes, 933 técnicos administrativos em educação e 35.238 alunos matriculados em 174 cursos presenciais e a distância. As opções contemplam cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio, cursos de Ensino Superior e pós-graduação, com especializações e três mestrados, além dos cursos de Formação Inicial Continuada.
Entenda as estruturas dos IFs
A organização dos Institutos Federais é definida pelas Portaria nº 1.291, de 30 de dezembro de 2013, e Portaria nº 393, de 10 de maio de 2016, do Ministério da Educação (MEC). Confira as diferenças entre as nomenclaturas das unidades:
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Campus: voltado ao exercício das atividades permanentes de ensino, pesquisa aplicada, inovação e extensão e ao atendimento das demandas específicas nesse âmbito, em sua área de abrangência territorial;
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Campus Avançado: vinculado administrativamente a um campus ou, em caráter excepcional, à Reitoria, e destinado ao desenvolvimento da educação profissional por meio de atividades de ensino e extensão circunscritas a áreas temáticas ou especializadas, prioritariamente por meio da oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada;
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Polo de Inovação: destinado ao atendimento de demandas das cadeias produtivas por Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e à formação profissional para os setores de base tecnológica;
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Polo de Educação a Distância: destinado à oferta de cursos de educação profissional e tecnológica na modalidade a distância, que poderá ser criado por meio de parceria com órgãos da administração pública, com o objetivo de expandir o atendimento às demandas por formação profissional em todo o território de abrangência do Instituto Federal;
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Centros de Referência: vinculados às suas respectivas Reitorias ou campus para o desenvolvimento de planos, programas e projetos relacionados à educação profissional e tecnológica. (Assessoria de Imprensa).