Comandante do Exército inspeciona ações do Exército no Rio Grande do Sul
Após mais de 20 dias de intenso trabalho, a Operação Taquari 2, que mobiliza as Forças Armadas e diversos Órgãos de Segurança em mais de 460 municípios gaúchos, entra em uma nova fase.
O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, esteve mais uma vez no estado para acompanhar as ações. “Em um primeiro momento, foi uma fase emergencial de resgate de pessoas. Foram resgatadas mais de 70 mil pessoas. Agora é uma fase de estabilização, das pessoas tentarem voltar às suas casas”, destacou o Comandante.
Militares de todo o país atuam na operação. O Ministro da Defesa, José Múcio, destacou a presença de pessoal e material da Marinha, do Exército e da Força Aérea na operação. “Isso nos alenta porque nós estamos servindo ao país, ao Rio Grande do Sul e ao povo gaúcho”, afirmou o Ministro.
Colaboração internacional
Durante esse período de estabilização, o Exército Argentino tem colaborado com uma das principais demandas da população: tornar a água potável. Uma planta de purificação foi montada próximo a um açude em Canoas. No local, os militares do país vizinho conseguem produzir 14.000 litros de água purificada todos os dias.
Balanço da Operação Taquari 2
A Operação Taquari 2, até o dia 22 de maio, envolveu mais de 32.000 militares, policiais e agentes e teve um impacto significativo na região. Foram utilizados mais de 4.500 veículos e 330 equipamentos de engenharia, além de 60 aeronaves e 620 embarcações.
A operação atingiu 467 municípios, com 102 trechos com bloqueios em 47 rodovias. Apesar dos desafios, a operação conseguiu realizar resgates por via aérea, fluvial e terrestre, beneficiando mais de 70.000 pessoas e mais de 10.000 animais.
Centenas de toneladas de refeições, mantimentos e medicamentos foram distribuídos, além de milhares de litros de água potável para hospitais, abrigos e pessoas isoladas. Também foram recolhidos milhares de metros cúbicos de entulho das estradas e ruas, permitindo o fluxo de pessoas, bens e serviços.
A Operação Taquari 2 demonstra o compromisso das Forças Armadas com a população gaúcha, atuando incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar de todos, mesmo diante dos desafios apresentados pela situação atual.