Escola Militar “Fernando Sobral” de Porto União retoma suas atividades
O atual governo federal tornou sem efeito o ato do governo anterior que permitia o funcionamento das escolas cívico-militares, que atuavam com a participação do Exército, atingindo diretamente a Escola Militar ‘Fernando Sobral’ de Porto União.
Restaram apenas as escolas em União da Vitória que contam com o apoio da Polícia Militar, sendo que uma é particular.
A decisão do governo federal causou até constrangimento junto à população de Porto União.
Mas, sem esmorecer, contando com o apoio de oficiais da reserva do Exército, o vereador Walbert de Paula e Souza não sossegou até conseguir que uma emenda (PEC) à Lei Orgânica do Município fosse aprovada, criando as condições necessárias para que a escola não sofresse solução de continuidade, já que estava conquistando a admiração da comunidade.
Com o prefeito Eliseu Mibach, que demonstrava grande admiração pelo sucesso da escola, apoiando, finalmente foi tudo equacionado e a escola cívico-militar de Porto União vai retomar suas atividades.
Na próxima segunda-feira, às 19 horas, na escola ‘Fernando Sobral’, no bairro Bela Vista, será realizado o ato de apresentação dos monitores da escola cívico-militar, agora municipalizada, através da Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município, apresentada pelo vereador Walbert e sancionada pelo prefeito Eliseu Mibach.