Expectativa da decisão do vereador Walbert de Paula e Souza se será candidato
Eleito vereador em 2020 com mais de 650 votos (um volume de votos muito bom considerando as circunstâncias do processo daquele pleito), o médico/oftalmologista Walbert de Paula e Souza, no decorrer de seu mandato se destacou pelas suas manifestações feitas na tribuna do parlamento municipal de Porto União e, principalmente, pelo cumprimento do que prometeu na campanha: transferir o ‘salário’ de vereador para instituições da comunidade. E isso ele fez, com destaque para o apoio à Polícia Militar.
Defensor da Direita, Walbert nunca escondeu seu respeito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com muitas críticas à esquerda, principalmente para seu principal líder, o atual presidente Lula da Silva. E também ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Mas quando da filiação do médico Juliano Hassan ao PL, em ato realizado no plenário da Câmara Municipal presidido pelo ex-vereador Carlos Roderlei Pinto (mais conhecido como ‘polaco do bifão’), nas fotos não estava a figura daquele que, em cargo eletivo, representa o Partido Liberal (PL) em Porto União por ser detentor de cargo eletivo: vereador Walbert de Paula Souza.
Um evento da parte da direção do PL realmente normal; mas anormal porque não estava lá o único representante do PL no Legislativo.
Aí, fonte cujo nome preservarmos, revelou que o Juliano Hassan ‘não tem boas relações com o vereador’, mas é o pré-candidato do partido a prefeito.
Se for verdade que não tem apreço pelo seu colega de profissão Walbert, mas que é vereador no exercício de seu mandato e é do PL – desculpe a sinceridade, porque como profissional, para relatar uma situação como essa, escrevo com a cabeça, ‘dispensando sempre o coração e principalmente o fígado’ -, mas Hassan está errado.
Walbert de Paula e Souza, defensor obstinado do retorno da Escola Militar, único detentor de cargo eletivo do PL, ao contrário de informação que ouvi, não pode ficar fora do processo eleitoral de 2024, devendo, no mínimo concorrer à reeleição.
E desculpe, o pré-candidato Juliano Hassan, se for realmente verdadeira essa sua posição com relação ao vereador: você está começando mal, frustrando centenas de eleitores que já manifestaram o desejo de mudança, com destaque ao teu nome.
E, apesar das possíveis diferenças que possam existir, caro jovem doutor Hassan, pré-candidato do PL à Prefeitura, na política a ordem deve ser a de somar e, se preciso, até de “engolir sapos”…
Essa frase vem de um dos políticos mais importantes da história da política brasileira.
E, principalmente, se é o candidato a prefeito : agir com ponderação e equilíbrio.