Dia 24, o almoço Beneficente em prol da Associação Laços de Amor Down

A Associação Laços de Amor Down com o apoio do Lions Clube de União da Vitória, confirmaram para o dia 24 de março (domingo), o Almoço Beneficente para lembrar a data do Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento será no Salão da Catedral Coração de Jesus, com inicio às 12h, e o cartão ao valor de R$ 35,00.

Segundo a responsável pela comunicação do Lions Clube de União da Vitória, professora Terezinha Wolf, as duas entidades tem a alegria de convidar a sociedade para prestigiar o primeiro almoço promovido pela Associação Laços de Amor Down, que nesse mês enfatiza todo o trabalho e as ações ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Terezinha destaca que o cardápio do almoço que será no domingo dia 24 de março será: Churrasco de gado e de suíno, arroz branco, farofa, maionese e salada mista de verduras.

O cartão para o almoço está sendo vendido ao valor de R$ 35,00 com os integrantes da Associação Laços de Amor Down, no endereço: Rua Teixeira Soares, 373, centro de União da Vitória.

Em nome da Associação Laços de Amor Down e do Lions Clube de União da Vitória, agradecemos a todos que prestigiarem o almoço beneficente em prol desta causa tão importe.

Síndrome de Down:

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21. Isso quer dizer que as pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

A primeira descrição clínica dos sinais característicos da pessoa com SD ocorreu em 1866. O termo “síndrome” significa um conjunto de sinais e sintomas observáveis e “Down” designa o sobrenome do médico pediatra inglês John Langdon Down, que realizou a primeira descrição da SD.

Diagnóstico:

O diagnóstico da Síndrome de Down (T21) é feito pelo estudo cromossômico (cariótipo) e pode ser realizado ainda durante a gestação através de exames clínicos como a amniocentese (pulsão transabdominal do líquido amniótico entre as semanas 14 e 18 de gestação) ou a biópsia do vilo corial (coleta de um fragmento da placenta). Ambos os exames diagnosticam a SD e outras cromossopatias.

Estima-se que, no Brasil, 1 em cada 700 nascimentos ocorre o caso de trissomia 21.

(Texto do jornalista Marciel Borges).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *