A janelinha, as desincompatibilizações e o pleito municipal de 2024
Estamos naquele período qualificado de “janela”, que vai até o dia 6 de abril. Isso evidentemente para aqueles que vão disputar as eleições proporcionais deste ano, os candidatos a vereador. Eles podem mudar de partido até essa data sem correrem o risco de perderem os mandatos.
Por enquanto, em Porto União e União da Vitória, com relação aos atuais vereadores, maiores interessados na prerrogativa da ‘janelinha’, apenas especulações, sem nenhuma definição, mas que, com certeza, até a data limite – 6 de abril – vão acontecer.
Em Porto União, que tem 9 vereadores, em posições eleitorais mais definidas, não devem ser muitas as mudanças, apenas um do PSDB que parece interessado no ‘União Brasil’ e um do próprio PSDB no Partido Liberal (PL), que filiou o médico Juliano Hassan para concorrer à sucessão do prefeito Eliseu Mibach.
Pré-candidatos a prefeito, mas já filiados estão Ruan Guilherme Wolff (União) e Célio Tucano (PSDB). O MDB, em recente reunião anunciou o nome do empresário Élio Weber. Mas o partido ainda pode surpreender…
Na Câmara Municipal de União da Vitória, que conta com 13 representantes, a ‘janelinha’ vai ter, com certeza, muitas mudanças, porque, na situação que está, certamente, não vai continuar, dependendo, claro, dos nomes que vão concorrer a prefeito.
Além da janela, temos também o prazo de desincompatibilização para aqueles pré-candidatos que atuam em cargos públicos. Eles têm que deixar as funções até seis meses antes da data das eleições.