Iniciativa de Ricardo Sass e de Alandra Roveda de diminuir número de vereadores é rechaçada
Os Vereadores Ricardo Adriano Sass (PP) e Alandra Roveda Grando (PL), apresentaram juntos o requerimento solicitando a Emenda à Lei Orgânica com o objetivo de diminuir de 13 para 9 vereadores a Câmara Municipal de União da Vitória.
Isso gerou muita discussão, Emerson iniciou manifestando admiração e lembrando que a iniciativa parte de um vereador que já esteve 4 anos na Casa Casa Legislativa e foi presidente, lançando a pergunta do porque somente agora exergou a necessidade de cortar gastos?
O vereador do AGIR referiu-se se ao requerimento como cortina de fumaça, devido a votação das contas do ex prefeito Santin Roveda.
A Vereadora Thays Bieberbach (PT) também manifestou pensamento correlato salientando que este tipo de emenda deve vir através da mesa diretora para a lei orgânica ser alterada, e que a economia não teria impacto representativo, visto que ao final de 4 anos seria uma redução de apenas R$ 1 milhão de reais, o que através do trabalho de cada vereador, como também foi pontuando pelo Vereador André Cristiano Henik (SDD), as emendas trazidas em benefício ao Município já superam em muito esta economia, o que seria prejudicial ao Município. Thays (PT) também referiu-se à atitude como cortina de fumaça e Alex Anastácio (PSD) expôs seu pensamento sobre o requerimento como “- pura demagogia”.
Os proponentes, Alandra e Sass alegaram já terem proposto a diminuição de cargos anteriormente.
O Vereador André Henik (SDD) finalizou a discussão e fez uma simples comparação, onde com apenas 6 vereadores seria muito mais vulnerável algum tipo de convencimento em situação de votação de contas, deixando assim a casa legislativa mais sensível em legislaturas seguintes, conforme ponderou o Vereador.
André referiu-se à proposição de diminuição de cadeiras neste momento como ” – pura politicagem” e que se isso acontecesse o Município só iria perder com ausência de emendas para educação, saúde, segurança e urbanismo. O requerimento foi reprovado com votos contrários dos Vereadores André Cristiano Henik (SDD), Sidnei Lorensini (PSD), Thays Bieberbach (PT), Waldir Luis Cortellini (PSB), Celso Carlos Rocha (MSD), Gilberto Ribeiro (PV) e Júlio Adilson Pires Filho (PP).
(COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DA CMUVA).