Oposição decide apresentar pedido de impeachment contra o presidente Lula
Parlamentares da oposição decidiram apresentar um pedido de impeachment na Câmara dos Deputados contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao menos 30 deputados já assinaram o pedido.
Na manhã de domingo (18), o petista comparou a contraofensiva de Israel em Gaza ao Holocausto perpetrado por Adolf Hitler, na Segunda Guerra Mundial.
“Eu e alguns parlamentares estamos preparando um pedido de impeachment do Lula, com base nas suas atitudes hostis ao Estado de Israel”, escreveu a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), no Twitter/X. “É inadmissível o vexame a que o Lula está submetendo o Brasil, país que tanto contribuiu para fundação do Estado de Israel.”
O pedido tem como fundamentado a Lei dos Crimes de Responsabilidade (Lei 1.079/1950), que estabelece, no artigo 5°, como conduta passível de perda de mandato, “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo de guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
Segundo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), a fala de Lula “pode trazer sérias consequências para o povo brasileiro”.
Pedido de impeachment de Lula se dá por fala contra Israel
Na manhã deste domingo, Lula comparou a ação de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido pelo regime nazista. A declaração foi feita durante uma entrevista coletiva de imprensa na Etiópia.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino , não existe em nenhum outro momento histórico”, comentou Hitler resolveu matar os judeus”.
Lula respondia uma pergunta sobre a decisão de países ocidentais cortar verbas para agência de refugiados palestinos das Nações Unidas (UNRWA), acusada por Israel de envolvimento nos atos terroristas de 7 de outubro.