Morreu o médico que implantou no Paraná a ‘Estratégia de Medicina Familiar’

O médico e professor Romeu Bertol morreu no último (20) em Curitiba, cidade onde residia e onde concentrou toda a sua carreira profissional de meio século. Tinha 78 anos de idade. Especialista em clínica médica, foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) por duas gestões, de 2003 a 2013, tendo coordenado a Câmara Técnica de Medicina da Família e Comunidade.

Descendente de tradicional família radicada em Pato Branco (PR), o dr. Bertol teve papel preponderante na implantação da Estratégia de Medicina da Família no Paraná, tendo atuado por quase duas décadas junto à comunidade da Vila das Torres, na Capital. Dirigiu o Centro de Saúde da Prefeitura de Curitiba. No período estudantil, teve destacada atuação na luta pela democracia.

O médico faleceu em sua residência. A causa da morte não foi revelada. Era nascido em Sarandi (RS), em 12 de dezembro de 1945.

As Residências Integradas de Medicina de Família e Comunidade Curitiba fez especial homenagem ao médico e professor, postando em seus canais nas redes sociais: “Dia de luto para a MFC do Paraná e do Brasil. O médico Romeu Bertol faleceu em sua casa hoje (20).

 Figura decisiva na implantação da Estratégia de Medicina de Família no Paraná, Romeu esteve nas tratativas iniciais em Toronto para a vinda dos professores que treinariam os primeiros médicos de família em Curitiba.

Seu trabalho como superintendente da Secretaria Municipal de Saúde à época possibilitou a consolidação do PSF. A atuação de Romeu como Médico de Família nos últimos anos de carreira era o que mais lhe dava prazer. Clínico habilidoso, tinha um jeito particular de criar e manter o vínculo com a população da Vila das Torres, onde atuou por 19 anos. Sempre bem-humorado, sua presença deixava o ambiente de trabalho muito leve e descontraído.

Embora possuísse muita experiência, portava-se sempre com muita humildade nos momentos de treinamento. Romeu Bertol é daquelas pessoas que deixam sua marca por onde passam, um exemplo a ser sempre lembrado.” (CRM-PR).

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *