Juiz Danilo Pereira Júnior é o novo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba
O juiz federal Danilo Pereira Júnior foi o escolhido para assumir o comando da 13ª Vara Federal de Curitiba, que julga os processos da Lava Jato em primeira instância. A indicação foi aprovada de forma unânime pelo Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) .
Ele concorreu com os juízes Fábio Nunes de Martino e Diego Viegas Véras. Danilo Pereira Júnior vai ocupar a vaga deixada pelo juiz federal Eduardo Appio, que foi afastado da 13ª Vara em maio após a suspeita de que ele tenha ligado para o filho do desembargador Marcelo Malucelli, do TRF-4, fazendo supostas ameaças.
Em outubro, Appio fechou acordo com o Conselho Nacional de Justiça que previa de desistência de voltar para a 13ª Vara em troca do arquivamento do processo disciplinar que ele respondia no TRF4 — sem gerar nenhuma punição. O acordo ainda previa a transferência de Appio para a 18ª Vara Federal, cujo área de atuação é a previdenciária.
A escolha do novo juiz da Lava Jato obedeceu o critério de antiguidade. Danilo Pereira Júnior ingressou na carreira em 1996 e chegou a atuar como juiz auxiliar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, até 2014.
A nomeação de Danilo Pereira Júnior já provocou reação em advogados que atuam em processos da Lava Jato. Isso porque o juiz federal atual como substituto em julgamentos de processos derivados da Lava Jato no TRF4 — que é a segunda instância da Justiça Federal do Paraná. Por conta disso, a crítica é pelo fato do magistrado ter atuado nas duas instâncias. O novo titular da 13ª Vara Federal tem fortes ligações familiares com União da Vitória.
LIGAÇÃO COM UNIÃO DA VITÓRIA
É casado com Mauritânia Bogus Pereira, filha do saudoso contabilista Laertes Bogus, que consolidou sua família em União da Vitória, sendo inclusive vereador. Cunhado do advogado Laertes Bogus Júnior, que mantém escritório em União da Vitória.