Javier Milei, presidente eleito da Argentina, disse que Lula será bem-vindo na sua posse
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza), afirmou, na quarta-feira (23), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será bem-vindo caso decida participar de sua posse na Casa Rosada, em 10 de dezembro.
“Se Lula quiser vir à minha posse, será bem recebido. Ele é o presidente do Brasil”, disse Milei ao ser questionado em entrevista ao canal argentino Todo Noticias.
A declaração destoa completamente da sua posição durante a campanha eleitoral. Entre outras coisas, Milei disse que jamais conversaria com Lula, chamou o brasileiro de “ladrão” e “comunista”. Chegou a afirmar que, se eleito, cortaria relações com Brasil enquanto petista ou qualquer outro esquerdista estivesse no Palácio do Planalto.
Na noite de domingo (20), logo após a vitória de Milei, Lula foi às redes sociais desejar “boa sorte e êxito ao novo governo” argentino. “Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu.
O brasileiro não citou nominalmente Milei. Até o momento, Lula não telefonou para cumprimentar o economista de 53 anos pela vitória no pleito eleitoral nem fez qualquer menção sobre participação na posse dele.
BOLSONARO PRETENDE LEVAR GOVERNADORES À POSSE DE MILEI
Bolsonaro pretende levar uma comitiva a Buenos Aires. Ele já convidou cinco governadores para o evento: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná. Tarcísio, Caiado e Jorginho Mello já confirmaram presença.
(O TEMPO).