Inmet informa que uma frente via se desloca para os estados do Paraná e de Santa Catarina
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao longo desta quarta-feira (22), uma frente fria vai se deslocar com velocidade pelo Rio Grande do Sul e atingir os estados de Santa Catarina e Paraná até o fim do dia.
A previsão indica temporais com ventos acima de 70 km/h, queda de granizo e chuva localmente forte. Os volumes de chuva podem chegar a 100 mm.
Na terça-feira (21) o prefeito de Porto Alegre, capital gaúcha, Sebastião Melo reuniu a equipe de governo no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) e decretou situação de emergência.
A medida aconteceu após a cidade enfrentar a maior cheia de 1941. O lago Guaíba atingiu cota de 3,46 metros no Cais Mauá. Ao menos 134 pessoas foram acolhidas na rede provisória da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta de chuvas pontualmente fortes, ventos intensos, descargas elétricas e eventual queda de granizo nas áreas em vermelho do mapa — válido até 20h de terça-feira.
A partir desta quinta-feira (23), o tempo deve voltar a ficar seco no Rio Grande do Sul, enquanto a chuva e os temporais se deslocam para o norte de Santa Catarina e Paraná. Já na sexta (24), a chuva vai se concentrar no norte do Paraná, com menor intensidade, segundo o Inmet.
Nos próximos dias, as temperaturas começam a cair, com ventos predominantemente de sul e sudeste, trazendo uma massa de ar frio e seco que vai se manter até o próximo sábado (25).