Psicologia do Campus da UnC de Porto União promove evento sobre ‘A luta Antimanocomial’

“A promoção de eventos de pesquisa e extensão na UNC indica o compromisso que a universidade tem em fornecer uma formação de qualidade”, destaca Luciano Bendlin, reitor e presidente da Fundação Universidade do Contestado.

Na noite da última terça-feira, 13, a UNC Campus Porto União recebeu o evento “Desconstruindo Estigmas: a luta antimanicomial em foco na mesa redonda”, para os acadêmicos de Psicologia da UNC e comunidade externa.

A discussão foi organizada pelos acadêmicos e professoras do curso de Psicologia. Os convidados presentes foram a Prof Drª Maris Stela da Luz Stelmachuk, a médica psiquiatra Drª Margarete Olivo, a Psicóloga Fernanda Silva da Costa, em representação do CAPS de Porto União, e Guiliano Metelski, psicólogo do Ambulatório de Saúde Mental de União da Vitória.

A luta antimanicomial tem como discussão primordial a transformação dos cuidados em saúde mental, como a desinstitucionalização, a valorização da autonomia do paciente, a inclusão social, a atenção integral e a promoção dos direitos humanos.

A mesa-redonda proporciona uma oportunidade para conscientizar e sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral sobre o assunto. Ao abordar questões relacionadas aos direitos das pessoas com transtornos mentais e à necessidade de transformação dos cuidados em saúde mental, a discussão pôde despertar empatia e promover uma compreensão mais profunda sobre o tema.

Ao fim do evento, uma apresentação musical temática foi realizada pela aluna Juliana Geisler, ganhadora do I Festival Cultural da UNC. 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *