No dia Mundial do Rádio, lembrança de nossos companheiros, entre eles o Cadinho

Nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, Dia Mundial do Rádio, de meu companheiro de rádio Osmair Schroh durante vários anos, recebi uma foto que, sinceramente, além de emoção, me fez voltar várias décadas atrás, quando o rádio era integrado por companheiros extraordinários, verdadeiros profissionais do rádio nas cidades irmãs do Vale do Iguaçu e que não envidavam esforços para levar ao público com dedicação e até sacrifícios ao vivo eventos importantes.

A foto registra a transmissão de um evento esportivo e nela aparecem os esforçados José Leocádio José Vieira (Cadinho), que transmitia os eventos esportivos, principalmente dos jogos de futebol, Carlos Alberto Guérios (aposentado do extinto BESC e que reside em Itajaí), Eduardo Lagos (do qual não tenho muita lembrança), Cláudio Rodrigues e Geraldo José (Rivadávia Paulo Rassele).

Cadinho faleceu recentemente. Era o titular das transmissões dos eventos esportivos, principalmente de futebol, sendo o primeiro a transmitir, ainda do estádio do Ferroviário, os primeiros jogos da Associação Atlética Iguaçu.

Outro que faleceu, mas em Jaraguá do Sul, vítima da Covid-19, no ano passado, foi Geraldo José, que durante anos integrou a equipe de esportes da Rádio Colmeia.

Todos eles, entre os quais estava o autor do Site, além da presença sempre competente do Osmair, participaram de um período de ouro do rádio local.

Hoje a realidade é diferente, resultado do avanço da tecnologia, mas como naquela época, o rádio continua sendo importante.

Estão aí, agora, as Rádios Jovem Pan, Colmeia, Educadora/UGV, CBN, Verde Vale e Antena 1.

Apenas, na lembrança principalmente das gerações mais antigas, ficou na história a Rádio União, que foi a segunda a ser instalada no Estado do Paraná, depois da PRB2.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *